quinta-feira, 10 de maio de 2007



Nunca gostei muito de free jazz. Nem mesmo o Ascension, considerado por muita gente obra prima do free, composto por ninguém menos que meu saxofonista favorito, John Coltrane, nem ele foi capaz de me interessar pelo estilo. Dito isso, esse disco do Eric Dolphy possui elementos do free no limite do que eu acho tolerável, que acabam por construir uma atmosfera única dentro do conjunto das faixas. Um improviso reprimido, como se a qualquer momento pudesse descambar para o caos, mas sempre com algum vigia para levantar a mão e dizer: "Senhores, mantenham a compostura".

Eric Dolphy participou também do Olé, Coltrane e do Africa/Brass Sessions, dois dos melhores discos do meu já citado saxofonista favorito, que no momento certo serão apresentados neste espaço